Queridos conforme discussão sobre os dois sistemas em questão, creio que ficou clara a dependência entre as duas funções: respiração e circulação, deixe aqui seu comentário a respeito.
O nosso organismo se constitui de diversos sistemas corpóreos. São eles: sistema digestório, o respiratório, o circulatório, o excretor, o nervoso, o locomotor, o reprodutor e o endócrino. Nas pessoas saudáveis, eles devem funcionar, em total sincronia, como numa linha de produção. Para isso, é necessário que ocorra uma interdependência entre eles.
Quando respiramos, recebemos oxigênio, que é levado para todo o corpo pelas hemácias (células vermelhas que vivem 120 dias) e ao jogar o ar para fora, as hemácias trazem gás carbônico que é resultado do metabolismo da célula. As hemácias servem como transporte de oxigênio e nutriente para todo o corpo, através de veias, artérias, capilares, vinícolas e arteriólas.
ResponderExcluirAté a próxima postagem, Aleffe.
E também a troca destes gases ocorre por meio do fenômeno da difusão.
ResponderExcluirA difusão consiste no movimento de gases e moléculas de uma região de maior concentração para outra região de menor concentração.
O gás oxigênio que está mais concentrado no sangue do capilar passa para as células.
E o gás carbônico que está mais concentrado nas células passa para o sangue e é levado pelos capilares até os pulmões.
Eu tenho dúvidas em traquéia e hemácias !
ResponderExcluir- Caio vinícius!